05/12/2017 


Chuva

Se chover vai ter muita, muita, muita pescaria na Estação Ambiental.  São cobertas as duas estufas onde realizamos atividades, como pescaria, plantio de manjericão, manejo de peixes ornamentais, colheita de hortaliças, minhocultura, demonstração, manipulação de peixes exóticos e até oficina de música.  

O Cantinho do Descanso oferece local abrigado para atividades de relaxamento e de criatividade como ioga, experiências científicas, blocos, artesanato e oficinas de reciclagem.

O Palco das Artes é cenário para teatro, musica e pintura com a natureza como tema.  A proteção da chuva fica por conta da telhado e do toldo retrátil em caso de chuva torrencial.

A Cozinha Natural pode acomodar até 60 crianças para atividades culinárias, artísticas e até desportivas.  A cozinha natural já foi palco de oficinas de produção de mel de abelhas sem ferrão, molho pesto, cup cake, pintura e até capoeira.

 A Toca dos Coelhinhos oferece abrigo para o grupo mais especial da Pine, as crianças de 3 anos, os Coelhinhos.  A Toca é palco para atividades diversas inclusive com a participação especial de patos, peixes, pintinhos, ovelhas, coelhinhos... A Toca têm uma fazendinha própria.

Contamos ainda com a Oficina, que fica na parte nova da Pine onde construímos recentemente mais um tanque de peixes.  Com certeza teremos o circo armado ao lado da Oficina.

O amplo galinheiro e a casa da árvore também oferecem abrigos para atividades.

Estamos trazendo novos professores para o a equipe Pine Tree Farm, o que enriquecerá as atividades faça chuva, faça sol.

Enfim, torcemos pela chuva.

Diferente da colônia de inverno quando há uma concentração de crianças na parte da tarde por conta do descanso e do frio matinal, no verão há um equilíbrio maior entre os turnos vez que a probabilidade de chuva é maior à tarde.

No verão recomendamos o envio de mais trocas de roupa e de uma galocha.  Assim, durante o dia podemos fazer os deslocamentos entre os centros de atividades e podemos ao final do dia trocar as crianças para preservar os carros.

A chuva oferece desafios e alterações na programação, mas a equipe tem estrutura, ferramentas e talento para manter a alegria.

Limitamos o número de inscrições no verão pensando na chuva.



  21/11/2017 

Atividades


As atividades na Pine Tree Farm são multidisciplinares, música, teatro, pintura, esportes, trilhas, escaladas, manejo de animais, pescaria, plantio de hortaliças, reflorestamento... Bilíngues, inglês e português, adaptadas para as diferentes faixas etárias, entre 3 e 13 anos de idade, e distribuídas nos diferentes centros de atividades, Estação Ambiental, Trilhas dos Sentidos, Fazendinha, Palco das Artes, Cantinho do Descanso, Parque de Aventuras, Cozinha Natural e Campo dos Esportes.

Em respeito às crianças que passam dois turnos por duas, três e quatro evitamos repetir atividades e de espelhar programações matutina e vespertina e semana 1 e 2 por exemplo.  Naturalmente há exceções, trilha encantada, alimentação dos coelhinhos com produtos da horta, montagem do aquário do dia, ioga, pescaria...

A programação é fluida, constantemente adaptada às condições climáticas, em especial no verão, e às crianças.  No caso dos professores perceberem que as crianças estão cansadas é comum que a programação seja alterada de uma atividade desportiva para uma artística, assim como é comum que no caso das crianças estarem agitadas uma atividade de leitura pode ser substituída por uma gincana ao ar livre.

Os dois principais critérios para a formatação da programação são os critérios espacial e de pessoal.  Em geral contamos com três equipes especializadas (Artes, Esportes e Meio Ambiente), convidados especiais (Culinária, Leitura, Ciências...)  que se alternam nos diferentes centros de atividades.
As equipes Peixinhos, Macaquinhos e Pavões realizam quatro atividades por turno, duas antes e duas depois do lanche.

No turno integral há ainda uma atividade após o almoço.  Em geral esta atividade é de escolha das crianças já que o grupo de crianças que escolhem o turno integral.

Preferencialmente coordenamos os critérios espacial e o de pessoal para que as equipes especializadas desenvolvam suas atividades nos centros de atividades em que têm maior conhecimento e prática, como o Environmental Team realizando atividades nas Trilhas ou na Estação Ambiental, ou a equipe de esportes no Parque de Aventuras ou no Campo dos Esportes.  Todavia, para manter as atividades dinâmicas e oferecer constantemente novas leituras às crianças, também realizamos atividades musicais nas trilhas e na Estação Ambiental, pintamos na fazendinha e realizamos atividades artísticas com a equipe de esportes.

A programação é balanceada semanalmente de acordo com a tabela disponível aqui

A título exemplificativo, apresentamos abaixo a primeira minuta da programação da equipe Peixinhos durante a primeira semana de colônia de férias aqui

 21/11/2017 

Faixas Etárias

As atividades são planejadas para crianças entre 3 e 13 anos, todavia frequentemente recebemos crianças de 2 anos e de até 15 anos.  Uma alegria para nós.

Inicialmente as crianças são divididas em grupos por faixa etária.  

Os Coelhinhos, de 3 anos de idade, contam com uma casa de dois quartos e uma varanda exclusiva para suas atividades, a Toca dos Coelhos.

As crianças com idades entre 4 e 6 anos formam o grupo dos Peixinhos, os mais empolgados com a interação com os animais e com as atividades culinárias e artísticas.

Já os Macaquinhos, entre 7 e 9 anos de idade, são encantados com os esportes, as gincanas e em especial a pescaria.  Em geral os campeões de pesca em cada semana veem do grupo dos Macaquinhos.
Apaixonados por aventuras, os Pavões, com idades a partir de 10 anos, querem trilhas, escaladas e desafios.

Naturalmente todos os grupos têm atividades artísticas, desportivas, rurais, ambientais adaptadas para seus interesses e a desenvolvimento motor e cognitivo.

A divisão por faixa etária não é o único critério para a divisão das crianças em grupos; é comum alocarmos uma criança na faixa etária dos Peixinhos no grupo dos Macaquinhos, por ter colegas, amigos ou familiares naquele grupo, ou por ter interesses e desenvolvimento que se encaixam melhor em um grupo diferente da sua faixa etária.

É igualmente comum alocarmos temporariamente uma criança em um grupo deferente.  Muitas vezes percebemos que determinada  criança não está disposta o suficiente para realizar a atividade seguinte programada para seu grupo, uma trilha ou uma atividade física por exemplo.  Neste caso os professores têm autonomia para realocar a criança  temporariamente para garantir a alegria e o aproveitamento de todos os momentos na Pine Tree Farm.

   31/10/2017 


Uso de Aparelhos Eletrônicos


Como as atividades da Pine  são vivenciadas diretamente com a experiência das crianças junto à natureza, por favor, pedimos aos pais, mães e responsáveis que as crianças não levem e/ou utilizem celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos durante as atividades da Colônia.

Informamos que o contato das crianças com os responsáveis pode ser feito, sempre que for necessário, independente da atividade, basta somente ser solicitado a um dos integrantes da nossa equipe. Obrigada pela colaboração!


  22/06/2017 

Recicláveis e reutilizáveis

A sustentabilidade é um dos temas balizadores das atividades na Pine Tree Farm.

A solidariedade, a redução, a reciclagem e a reutilização são conceitos importantes em nossa proposta. Convidamos as famílias, a equipe e todos os colaboradores a nela se engajarem,separando embalagens e materiais reaproveitáveis para serem trabalhados durante a Colônia.

Caixas de leite e garrafas pet podem ser transformadas em vasos para mudas e caixas de ovos e cestas utilizadas na produção de oficinas culinárias. Vasilhames plásticos de amaciantes e leite em garrafa tornam-se pás para o manejo de terra, areia e húmus. Garrafas de mostarda são ótimos regadores e caixas de papelão viram casinhas. Não há limite!

Doações de roupas em desuso, brinquedos e material escolar usado (giz, lápis, caneta, apagador, quadro etc.) e material de limpeza também são bem-vindas. Conjuntamente faremos doações para entidades de apoio social durante a colônia.

Para facilitar a separação, a utilização e o armazenamento dos materiais doados, pedimos que os mesmos sejam entregues nos primeiros dias de colônia preferencialmente higienizados e em caixas de papelão.


  22/06/2017 

Mochila

Na mochila devem constar os seguintes itens:

Protetor solar;
Repelente de insetos;
Roupa de banho;
Toalha;
Chapéu;
2 mudas de roupa apropriadas para as condições de temperatura e precipitação do dia;
2 pares de calçados (preferencialmente um tênis ou bota e uma sandália);
Escova de dente, pasta de dente, lenço umedecido para crianças de até 6 anos de idade e outros itens de higiene pessoal;
Calça jeans e botina ou tênis nas terças, quartas e quintas feiras para as crianças autorizadas a praticar equitação.
Pedimos que os itens e a mochila sejam identificados com os nomes das crianças.

É Importante que as crianças já cheguem à Pine Tree Farm protegidas com bloqueador solar e repelente de insetos.

Não é necessário o envio de garrafas de água.


  22/06/2017 

Saúde

Contamos com uma enfermeira com ampla experiência com crianças presente em todos os períodos da colônia de férias.

Na eventualidade de identificarmos alguma criança com sintomas de enfermidades infecto contagiosas, nossa equipe, em respeito à saúde coletiva, levará a mesma para um ambiente próprio e entrará em contato imediatamente com a família.

Informações sobre a condição de saúde específica da criança, bem como a sua eventual restrição à determinadas atividades, alimentos ou ao próprio meio ambiente, devem constar na sua ficha médica disponível no site www.pinetreefarm.com.br.


  22/06/2017 

Alimentação

O cardápio de refeições  é elaborado em conjunto com nutricionistas da Hot Refeições Coletivas (www.hotcozinha.com), que fornece as refeições parte das refeições para colônia.

O cardápio é recheado de frutas, sucos naturais, lanches saudáveis e almoços fresquinhos.

As atividades culinárias e o cardápio valorizam produtos locais, naturais e orgânicos a fim de que as crianças tenham refeições saudáveis e ajudem a preparar sucos naturais, omeletes, molhos e bolos com frutas, hortaliças, ovos e temperos colhidos por elas mesmas na propriedade.

Contamos com opções de cardápios especiais para atender às necessidades ou restrições individuais.